Observabilidade de dados: o que é e como aplicar na sua empresa de forma estratégica
A observabilidade de dados é um termo cada vez mais relevante no cenário atual. Afinal, o volume de informações produzidos e processados […]
A observabilidade de dados é um termo cada vez mais relevante no cenário atual. Afinal, o volume de informações produzidos e processados no dia a dia corporativo é cada vez maior e esses processos são vitais para seu funcionamento.
Acontece que ter muitos dados não é sinônimo de sucesso. Saber interpretá-los e extrair seu potencial em tempo real é o diferencial das grandes organizações.
Quem investe em observabilidade tem em mãos insights detalhados para identificar problemas, otimizar processos e melhorar a tomada de decisões.
Se é isso que seu negócio precisa, continue conosco e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!
O que é observabilidade de dados?
The observabilidade de dados diz respeito à coleta e análise de dados de diversas fontes com o objetivo de fornecer insights sobre o funcionamento de sistemas. Ou seja, ela dá visibilidade e ajuda a entender o que, quando e porque algo aconteceu.
Vale dizer que o conceito deriva da teoria de controle e engenharia e foi adaptado para o gerenciamento de sistemas de informação e tecnologia.
Além disso, não podemos confundir monitoramento e observabilidade de dados. Isso porque, o monitoramento foca verificar a saúde dos sistemas por meio de indicadores pré-definidos e a observabilidade amplia o horizonte ao indicar eventos com os dados internos dos sistemas.
Quais são os pilares da observabilidade?
A observabilidade de dados gira em torno de três pilares: logs, métricas e rastreamentos. A seguir, trouxemos um breve resumo para que você entenda como tudo funciona. Confira!
1. Logs
Logs são registros imutáveis de eventos ou ações que ocorrem dentro de um sistema. Eles oferecem o diagnóstico detalhado de problemas, ilustrando cada evento em ordem cronológica, o que facilita a identificação das possíveis causas de um problema.
Por exemplo, um log pode registrar cada etapa de uma transação de e-commerce, desde o clique inicial do usuário até a finalização da compra.
2. Métricas
Métricas fornecem informações sobre o desempenho dos sistemas. Elas são úteis para rastrear a saúde operacional em termos de uso de CPU, memória, latência da rede e muito mais.
As métricas são frequentemente visualizadas em dashboards em tempo real e são essenciais para o monitoramento proativo. Assim, a métrica pode mostrar o aumento do tempo de resposta de um servidor, indicando potenciais problemas de desempenho que necessitam de atenção.
3. Rastreamentos
Rastreamentos, ou tracing, permitem visualizar o caminho completo que uma transação ou processo percorre através de diferentes microsserviços em um sistema. Por isso, é muito útil em arquiteturas complexas, em que diferentes componentes e serviços interagem para completar operações.
Os rastreamentos ajudam a identificar gargalos e dependências ineficientes. Por exemplo, ele pode revelar que um atraso na resposta de um microsserviço está causando lentidão em toda a operação de checkout em um site.
Os 3 benefícios imediatos da Observabilidade de Dados
E como a observabilidade de dados pode beneficiar sua empresa? Essa é uma dúvida comum que precisa ser esclarecida, pois muitas organizações ainda não aproveitam o potencial desse recurso.
Em geral, podemos listar muitas vantagens, mas gostaríamos de nos concentrar em três benefícios de curto prazo que fazem a diferença em qualquer empresa. Confira!
1. Detecção precoce de problemas
Quando você consegue acompanhar em tempo real os processos dá a sua equipe uma visibilidade poderosa. Assim, eles podem identificar problemas precocemente e resolvê-los com agilidade, evitando prejuízos ainda maiores.
2. Otimização de Performance
Com a observabilidade de dados, as empresas podem monitorar de forma contante o desempenho de suas aplicações e infraestrutura. Assim, elas otimizam o uso de recursos de várias formas, como:
- ajuste das cargas de trabalho;
- balanceamento do tráfego de rede;
- escalabilidade de recursos conforme a demanda.
3. Suporte à tomada de decisões
Os insights gerados pela observabilidade de dados fornecem uma base sólida de dados que apoia decisões estratégicas. Vale destacar que isso é vital para crescer em mercados dinâmicos e competitivos, em que uma simples decisão pode definir o sucesso ou fracasso de uma operação.
Como aplicar a observabilidade de dados em sua empresa?
Depois de todas essas informações sobre a observabilidade de dados, precisamos falar da sua implementação. Afinal, como colocá-la em prática de forma estratégica e que impulsione a inovação em diferentes setores?
Selecionamos alguns insights que te ajudarão a tirar esse conceito do papel e mudarão a maneira com que você transforma dados em oportunidades. Confira!
1. Desenvolvimento de produto
Use o feedback em tempo real a seu favor: aproveite a observabilidade para garantir que as equipes de desenvolvimento tenham feedback instantâneo sobre como as novas funcionalidades afetam o desempenho dos sistemas em produção.
Essa estratégia permite ajustes rápidos e eficazes e garante um software de maior qualidade, estável e confiável. Ou seja, que atende aos requisitos essenciais de usabilidade.
2. Operações de TI
Automatize a resposta a incidentes: com a implementação de sistemas de observabilidade de dados, é possível automatizar a detecção e a resposta a incidentes nas operações de TI.
Dessa forma, a empresa reduz o tempo de inatividade, minimiza gastos com operações manuais e ainda libera tempo da equipe, que pode se concentrar em tarefas mais estratégicas.
3. Marketing e Vendas
Personalize a experiência do cliente: ao integrar a observabilidade de dados à rotina dos setores, os times de marketing e vendas se tornam mais estratégicos. Isso porque, trabalham focados na análise do comportamento dos clientes para personalizar ofertas em tempo real.
O resultado dessa estratégia é um melhor relacionamento com o cliente, além de um reforço das taxas de retenção, fidelização e vendas.
4. Suporte e atendimento ao cliente
Identifique e resolva problemas proativamente: com a observabilidade de dados, as equipes de suporte podem identificar e resolver problemas antes que eles afetem os clientes. Assim, você poderá oferecer uma melhor experiência e reduzir o número de chamados.
5. Segurança cibernética
Detecte ameaças com maior precisão: aproveite a observabilidade na área de segurança cibernética para detectar padrões e situações de riscos. Os dados podem te mostrar o início de uma tentativa de invasão e análise em tempo real garante respostas rápidas e eficazes às ameaças.
6. Recursos Humanos
Monitore o engajamento e produtividade do seu time: com a análise de dados operacionais e de comportamentos dos funcionários, você pode criar políticas de trabalho adequadas às verdadeiras necessidades do time.
Log Analytics: a solução da Vericode que potencializa sua observabilidade de dados
Sem dúvidas, a observabilidade de dados é uma estratégia valiosa para empresas que desejam operar de forma mais estratégica e inteligente. Afinal, os dados dizem muito e podem ajudar a encontrar falhas e um diferencial competitivo.
Entretanto, a correta aplicação da técnica depende de boas ferramentas, tecnologias e serviços especializados. É aí que o Log Analytics da Vericode entra em cena!
Aqui, o modelo de mineração e análise automatiza te garante comparação em tempo real do uso e performance do sistema com as variáveis do negócio. Dessa forma, é possível realizar previsões precisas sobre o que pode afetar sua eficiência operacional.
A solução da Vericode é ideal para negócios que desejam ser mais proativos na otimização de sua infraestrutura de TI, de servidores físicos a aplicações hospedadas na nuvem.
Se você tem interesse, não deixe de conversar com nossos especialistas. Teremos o prazer de te mostrar como a solução pode mudar seus resultados!