O que é gerenciamento de custos de nuvem e qual a sua importância? 

Como a tecnologia permeia todas as áreas de um negócio e a cloud computing capacita essa atuação, sendo o combustível da transformação, […]

14 agosto, 2023
O que é gerenciamento de custos de nuvem e qual a sua importância? 

Como a tecnologia permeia todas as áreas de um negócio e a cloud computing capacita essa atuação, sendo o combustível da transformação, entender o que é gerenciamento de custos da nuvem é essencial para tomar decisões empresariais corretas. 

Mas de quem é essa responsabilidade e, principalmente, como assumi-la? 

Essa tarefa cai no colo dos principais tomadores de decisão, como CTOs, que se esforçam para encontrar um equilíbrio entre maximizar a eficiência e manter as despesas da organização sob controle. 

Para eles, é preciso mais do que simplesmente entender o que é gerenciamento de custos da nuvem em sua rotina diária. Eles precisam compreender também que se trata de uma prática integral, que garante a sustentabilidade financeira das empresas na era digital de hoje. 

No entanto, isso é apenas da ponta do iceberg, já que outra disciplina surge em resposta às práticas de gestão dos negócios: o FinOps, que já revoluciona a maneira como as empresas gerenciam seus gastos com nuvem. 

Curioso(a) para saber mais? É só seguir a leitura! 

O que o gerenciamento de custos de nuvem? 

Essencialmente, a gestão de custos da nuvem é o processo estratégico de monitorar, analisar e controlar os gastos relacionados aos serviços de cloud computing. 

À medida que as empresas movem cada vez mais as suas operações para a nuvem, controlar esses custos torna-se um aspecto essencial do negócio como um todo. Afinal, uma má gestão pode comprometer todo budget da operação e mitigar sua capacidade de investir — e, logo, crescer. 

Caso essa ainda seja uma área pouco conhecida, vamos esclarecer: serviços cloud operam em um modelo de assinatura, com pagamento relativo ao uso. Ou seja, você é cobrado pelos serviços que usa, como uma conta de luz. 

Essa abordagem flexível oferece às organizações a conveniência de aumentar ou diminuir o uso, dependendo de suas necessidades, traduzindo-se em economia e eficiência. No entanto, isso também traz a complexidade de gerenciar essas despesas devido à sua natureza volátil. 

Além disso, os serviços em nuvem vêm em vários modelos de entrega, cada um com sua própria estrutura de preços: 

  • Infraestrutura como serviço (IaaS): esse modelo fornece às empresas recursos fundamentais, como servidores, armazenamento e recursos de rede, que são cobrados com base no uso. 
  • Plataforma como serviço (PaaS): aqui, além da infraestrutura subjacente, as empresas recebem uma plataforma que inclui sistemas operacionais, bancos de dados e ferramentas de desenvolvimento. 
  • Software as a Service (SaaS): oferece aplicativos completos na nuvem, como CRM ou ERPs, que geralmente são cobrados por usuário ou por recurso. 

Cada um desses modelos tem métricas de faturamento exclusivas. Por exemplo, você pode ser cobrado por armazenamento (quantos dados você armazena), transferência de dados (quantos dados você move) e horas de uso (quanto tempo seus serviços são executados). 

Mesmo fatores aparentemente insignificantes, como tráfego de saída ou localização geográfica de seus servidores, podem afetar os custos. 

Essa variabilidade torna o gerenciamento de custos de nuvem um componente complexo, mas crucial, da estratégia financeira de uma empresa. 

Por que o gerenciamento de custos de nuvem é importante?

À medida que nos aprofundamos na Era da nuvem, entender o que é gerenciamento de custos da nuvem é cada dia mais importante. Afinal, essa é uma parte integrante das operações corporativas. 

Mas quais os benefícios de focar seu tempo e esforço nesse tema? Trouxemos alguns dos principais, veja só: 

Maior economia 

Diante de orçamentos cada vez mais apertados e da pressão constante pelo crescimento empresarial, cada centavo conta, concorda? 

A boa gestão de custos cloud pode levar a economias significativas, o que libera capital para reinvestimentos estratégicos, conforme a necessidade do negócio. 

Além disso, não se engane pelo modelo flexível de pagamento. Ele é muito útil, mas sem gerenciamento eficiente, há o risco de desperdiçar capital. Por exemplo, pagar por armazenamento não utilizado é o mesmo que jogar dinheiro fora. 

O gerenciamento eficiente evita situações como essa. 

Otimização do orçamento de TI 

Para um CTO, alinhar os gastos de TI com os objetivos de negócios é um desafio constante. Por isso, o gerenciamento eficaz pode ser um divisor de águas aqui. Ele fornece os insights necessários para tomar decisões estratégicas sobre alocação de recursos, ajudando a priorizar os investimentos que geram mais valor. 

Ao obter uma visão clara das despesas com a nuvem, você pode prever melhor os custos futuros, gerenciar seu orçamento de TI de forma proativa e evitar surpresas inesperadas. 

Alinhamento com seus pontos problemáticos 

Se você já lutou com a falta de equipe especializada para resolver problemas pontuais, otimizar gastos de TI ou garantir a evolução do desempenho e da segurança das aplicações, a gestão de custos pode ajudar. 

A prática é capaz de fornecer uma visão clara de onde os recursos estão sendo gastos, destacar ineficiências e permitir a otimização de investimento. 

Além disso, garante o desempenho de seus aplicativos vinculando os custos às métricas de performance, fornecendo uma visão completa de seus gastos com TI. 

Conheça as principais estratégias e ferramentas o gerenciamento de custos de nuvem

Navegar no oceano da gestão de custos, independente do segmento, é uma tarefa complexa. Quando falamos de cloud computing, adicione ainda mais obstáculos nessa jornada. 

No entanto, você pode conduzir sua empresa com relativa facilidade — a depender das estratégias e ferramentas que implementa. Que tal conferir algumas das principais? Listamos abaixo: 

Correta definição de orçamentos 

No centro da gestão de custos eficaz está um orçamento bem definido. Essa é a base. Saber quanto você está disposto a gastar com a nuvem ajuda a orientar seu processo de tomada de decisão e mantém seus gastos sob controle. 

Aproveite as ferramentas que oferecem recursos de configuração de orçamento, como AWS Budgets ou Google Cloud Platform’s Budget and Alerts. Essas ferramentas ajudam a prever custos futuros com base em dados históricos, criar orçamentos personalizados e enviar alertas quando você se aproxima ou excede seu orçamento. 

Monitorar recursos ociosos 

Recursos ociosos são assassinos silenciosos de budget. 

Seja um servidor subutilizado ou volumes de armazenamento desanexados, são situações que levam a gastos desnecessários. 

A adoção de ferramentas de monitoramento de nuvem como AWS Trusted Advisor, Google Cloud’s Operations suite, ou Azure Advisor pode identificar esses recursos ociosos e fornecer recomendações sobre como otimizá-los. 

Com serviços de monitoramento de custos 

O monitoramento é um aspecto vital da correta gestão de custos da nuvem. 

Veja bem: não basta definir um orçamento e esperar pelo melhor, você precisa ficar de olho nas suas despesas. 

Os serviços como o AWS Cost Explorer, o Azure Cost Analysis ou as ferramentas do Google Cloud, permitem que você analise detalhadamente seus gastos com a nuvem. 

Entenda como FinOps pode levar a gestão de custos na nuvem para outro patamar 

À medida que a cloud computing evolui, também evoluem as estratégias usadas para otimizar seu uso e gerenciamento. 

É aí que entra o conceito de FinOps, já ouviu falar? 

Trata-se de algo que vai além de um conjunto de melhores práticas. É uma mudança cultural que envolve colaboração, medição e aprendizado.  

A parte de colaboração reúne equipes de tecnologia, finanças e negócios para entender e controlar os custos da nuvem. 

A medição ajuda a identificar o valor derivado de cada despesa de nuvem, melhorando assim a responsabilidade. 

O aspecto de aprendizado permite o refinamento contínuo das melhores práticas para acompanhar a natureza dinâmica dos modelos de precificação de nuvem. 

Se bem implementado, o FinOps pode revolucionar a maneira que seu negócio gerencia gastos, bem como melhorar a colaboração entre setores. 

E então, gostou do conteúdo e das soluções que apresentamos? O FinOps promete transformar seu negócio e te ensinar uma nova maneira de gerenciar custos de nuvem. Entenda mais sobre o assunto em nosso artigo: Você sabe o que é FinOps e como ele pode ajudar sua empresa

Compartilhe este artigo

Fale com a Vericode

Precisa de um especialista em criar soluções digitais para sua empresa? Agende um contato de negócios e fale com um Vericoder. Iremos lhe apresentar uma proposta de negócios atraente e de alto impacto.

Contato de negócios

Inscreva-se em nossa newsletter

Newsletter da Vericode sobre assuntos de engenharia de software de alto desempenho, metodologias de QA, testes e transformação digital.

Quero receber conteúdos exclusivos
pt_BRPT