Estratégia Multicloud: o que é e como ela pode ajudar o seu negócio
Multicloud é a utilização simultânea de múltiplos serviços de nuvem de diferentes fornecedores, que dá às empresas mais flexibilidade, escalabilidade e redundância. […]
Multicloud é a utilização simultânea de múltiplos serviços de nuvem de diferentes fornecedores, que dá às empresas mais flexibilidade, escalabilidade e redundância.
Compreender e implementar essa abordagem pode ser um grande diferencial competitivo. Afinal, estamos falando de aumentar a eficiência operacional e estar pronto para as demandas do mercado e tecnologias emergentes.
Vamos explorar mais a fundo como o Multicloud pode transformar a sua empresa?
O que é Multicloud?
Multicloud é a estratégia que consiste em usar os serviços de mais um provedor de nuvem simultaneamente como forma de otimizar resultados.
Ao contrário de uma abordagem de nuvem única, onde todos os serviços são hospedados em um único provedor, o multicloud permite a distribuição de recursos entre nuvens públicas, privadas e híbridas.
Com o multicloud, sua empresa tem a liberdade de escolher os melhores serviços e capacidades de diferentes provedores. Assim, consegue adequar os recursos ao seu planejamento estratégico e budget.
Multicloud x Nuvem Híbrida: entenda as diferenças
Diferente do que muitos pensam, a abordagem Multicloud é distinta do que conhecemos como “nuvem híbrida”.
Simplificando: enquanto a primeira envolve o uso de múltiplas plataformas de nuvem pública de diferentes provedores, a nuvem híbrida combina nuvem pública e privada, mantendo ambas integradas. Entenda melhor:
7 benefícios estratégicos de uma estratégia Multicloud
Investir em uma estratégia multicloud é muito mais que uma tendência. Isso porque a abordagem traz benefícios significativos para as empresas.
Se você ainda está dúvidas sobre sua implementação ou precisa defendê-la de forma inteligente dentro da empresa, precisa conhecer bem seus impactos. Para te ajudar, preparamos um breve resumo. Acompanhe!
1. Cost reduction
A multicloud permite que o negócio escolha os provedores de nuvem de acordo com as suas necessidades. Assim, melhora o custo-benefício da infraestrutura e evita desperdício de recursos.
Em geral, essa é a opção ideal para quem busca maior controle no gerenciamento de custos da nuvem. Afinal, a flexibilidade de escolha é um passo importante para trabalhar melhor o orçamento e se adaptar em caso de aumento dos custos.
2. Integração de serviços de nuvem diferentes
Com uma estratégia multicloud, você pode combinar o melhor de vários mundos. Ou seja, aproveita a integração de serviços especializados de diferentes provedores de nuvem.
E talvez essa seja uma das grandes vantagens dessa abordagem. Isso porque, o seu negócio consegue acessar inúmeras ferramentas e tecnologias, explorando todo o potencial da nuvem.
Além disso, a integração permite criar soluções personalizadas e inovadoras para as necessidades específicas do seu negócio.
3. Maior flexibilidade de uso
A capacidade de alternar entre diferentes provedores de nuvem permite escalar recursos conforme a demanda. Assim, você se adapta às mudanças de mercado e mantém a empresa sempre à frente.
4. Otimização de infraestrutura
Ao distribuir workloads de maneira eficiente entre diferentes plataformas, o multicloud otimiza o desempenho e a utilização de recursos.
Quer um exemplo? Você pode hospedar aplicativos de alto desempenho em uma nuvem com maior capacidade de processamento, enquanto dados menos críticos ficam em nuvens mais econômicas.
5. Maior proteção no armazenamento de dados
Você já pensou em como proteger seus dados contra falhas imprevistas? Com uma estratégia multicloud, os dados podem ser replicados em diferentes ambientes de nuvem, aumentando a resiliência e reduzindo o risco de perda de dados.
Isso é particularmente útil para empresas que lidam com um grande volume de informações sensíveis, como instituições financeiras e empresas de saúde.
6. Continuidade de negócios e segurança de informações
Diversificar os recursos de nuvem reduz o risco de interrupções operacionais e garante a proteção das informações em ambientes distintos e seguros.
Ou seja, em caso de falha de um provedor, os dados e serviços podem continuar operando em outro. Em um cenário de digitalização de processos, essa é uma segurança importante para a continuidade das operações.
7. Prevenção de cloud lock-in
Uma das maiores vantagens das múltiplas nuvens é a prevenção do cloud lock-in, permitindo que as empresas mantenham sua liberdade de escolha.
Em outras palavras, a empresa não fica dependente de um único provedor, o que facilita o planejamento, a migração e a adaptação a novas tecnologias e serviços.
Multicloud em ação: exemplos práticos da estratégia
Como vimos, implementar a multicloud é uma decisão estratégica que pode impulsionar a evolução digital do seu negócio. Exatamente por isso, diversas organizações já aderiram ao modelo e estão colhendo bons frutos.
Mas como isso funciona na prática? Selecionamos dois exemplos para te ajudar a entender o potencial dessa estratégia.
Em primeiro lugar, temos a possibilidade de uma empresa usar a combinação de nuvens públicas para suas operações de e-commerce, enquanto mantém dados críticos e sensíveis em uma nuvem privada altamente segura.
Nesse caso, ela garante economia de custos sem expor seus dados críticos aos riscos de violações. Portanto, uma forma inteligente de planejar e distribuir seus dados na nuvem.
Um outro exemplo interessante seria o de startup de tecnologia que utiliza diferentes provedores de nuvem para desenvolvimento e testes de software. Com isso, ela aproveita os melhores recursos de cada um.
A abordagem melhora o desempenho e reduz os custos operacionais, além de aumentar a agilidade na entrega de novos produtos e serviços.
De olho no futuro: tendências para multicloud
A tecnologia não para de evoluir e acompanha a produção de dados em todo o mundo. Neste cenário, a estratégia multicloud precisa estar atenta às oportunidades para se tornar ainda melhor.
Podemos dizer que o futuro da multicloud aponta para uma maior adoção da Inteligência Artificial e Machine Learning. Assim, teremos ganhos expressivos em performance e segurança.
Além disso, veremos o aumento da interoperabilidade entre diferentes plataformas de nuvem. Embora gerenciar tantos fornecedores seja um desafio, as empresas vão investir cada vez mais em recursos e serviços para garantir a conectividade dos dados, onde quer que estejam.
Essas tendências reafirmam a ideia de que a infraestrutura de TI híbrida deve dominar o universo empresarial. E para lidar com ambientes complexos, você deve contar com parceiros confiáveis e experientes.
Passo a passo para implementar a multicloud em seu negócio
Para finalizar este conteúdo, selecionamos um passo a passo simples e eficiente para você começar a aproveitar os benefícios da multicloud em seu negócio. Acompanhe!
1. Avalie as necessidades dos eu negócio
O primeiro passo para o sucesso da multicloud é realizar uma análise detalhada das necessidades específicas do seu negócio. Ou seja, identificar os serviços e aplicações mais críticos e os requisitos básicos de desempenho e segurança.
Vamos a um exemplo bem claro: uma empresa de comércio eletrônico precisa de alta disponibilidade e escalabilidade. Já uma empresa de serviços financeiros prioriza a segurança e conformidade regulatória. Tudo isso precisa ser avaliado antes de tomar decisões.
2. Escolha os provedores de nuvem
Após a análise das suas necessidades, é hora de selecionar os provedores de nuvem que melhor atendem aos seus requisitos. Aqui, é importante considerar fatores, como:
- custo;
- qualidade e desempenho;
- segurança;
- suporte.
A flexibilidade de escolha é uma vantagem importante aqui, pois é possível combinar serviços para extrair todo o potencial da estratégia.
3. Planeje a integração
A estratégia de multicloud só é um sucesso quando você consegue garantir a perfeita integração e conectividade entre as diferentes nuvens. Caso contrário, seus dados ficam isolados e sua operação sofre interrupções.
Sendo assim, é importante planejar a integração entre os provedores e plataformas de forma inteligente. Em muitos casos, é preciso recorrer às APIs, middleware e outras tecnologias para garantir que os ambientes conversem entre si.
4. Centralize a gestão
Utilize ferramentas para gerenciar de forma centralizada todas as suas plataformas de nuvem. As plataformas de gerenciamento de multicloud (CMPs) são essenciais para monitorar, otimizar e proteger recursos em várias nuvens.
Com elas, você tem visibilidade e controle, o que facilita a administração de múltiplos ambientes de nuvem e garante respostas rápidas a problemas e mudanças nas necessidades do negócio.
5. Monitore a performance e otimize sempre que necessário
Implementar uma estratégia multicloud é um processo contínuo. Por isso, é fundamental monitorar o desempenho dos seus serviços de nuvem e otimizar conforme necessário.
Ferramentas de monitoramento em tempo real e análise de dados podem ajudar a identificar gargalos de desempenho e áreas de melhoria. Lembrando que a otimização contínua garante uma infraestrutura de TI eficiente e adaptável às mudanças do mercado.
6. Não ignore a segurança e conformidade
Garanta que todas as suas plataformas de nuvem atendam aos requisitos de segurança e conformidade. Esta prática envolve a implementação de políticas de segurança robustas, criptografia de dados e controles de acesso rigorosos.
A conformidade regulatória é especialmente crítica em setores como saúde e finanças, onde a proteção de dados é uma prioridade.
Conte com especialistas para impulsionar a multicloud!
Neste conteúdo, apresentamos bem mais que o conceito de multicloud. Você conseguiu entender melhor o potencial da estratégia e os primeiros passos para garantir o seu sucesso.
Para finalizar, precisamos deixar claro o quanto a parceria com um especialista é importante. Afinal, o universo da tecnologia é amplo e complexo e ter bons fornecedores ao seu lado garante resultados acima da média.
A Vericode tem a expertise para guiar sua empresa ao longo dos mais complexos passos da transformação digital. Nossos serviços vão desde a implementação de DevSecOps à realização de testes automatizados.
Aliás, nosso serviço de FinOps é a solução para você controlar os gastos na nuvem e maximizar o retorno sobre o investimento de uma estratégia em nuvem.
Quer aprofundar um pouco mais no assunto? Baixe aqui nosso guia gratuito da gestão de custos em cloud!