Cultura DevOps: conheça 7 motivos para aplicá-la
A inovação representada pela cultura DevOps (Development and Operations) é algo que se torna uma realidade, aos poucos, em diversas empresas que […]
A inovação representada pela cultura DevOps (Development and Operations) é algo que se torna uma realidade, aos poucos, em diversas empresas que procuram otimizar e modernizar processos. E isso acontece por inserir em seu contexto um comportamento vantajoso para conseguir respostas em tempo reduzido, bem como aproveitar maiores oportunidades de mercado.
Sendo assim, por meio de uma TI desenvolvida, adaptada e integrada para alcançar resultados positivos agilmente, o retorno se evidencia em entregas efetivas e proveito maior de insights de negócios.
A adoção dessa cultura, em conjunto com práticas e ferramentas, permite que as equipes ganhem a capacidade de responder melhor às necessidades dos clientes. Além disso, aumenta a confiança nas soluções que constroem e cumprem as metas de maneira mais rápida.
Pensando nisso, preparamos este material para que você conheça 7 motivos de aplicar a cultura DevOps em sua empresa. Boa leitura!
O que é cultura DevOps
Nos dias atuais, a abordagem DevOps não se limita a equipes que desenvolvem softwares, sendo aplicável a qualquer time de uma empresa. Com isso, surgiu o conceito de cultura DevOps, que é um conjunto de práticas com o objetivo de aproximar colaboradores de forma rápida, a fim de otimizar a troca de informações e melhorar os processos de desenvolvimento de modo geral.
A cultura DevOps leva as empresas a adotarem certas ações, como colaboração, integração, automação, entregas contínuas, testes contínuos, monitoramento e correção imediata.
Desse modo, ao implementar essa prática, as organizações podem experimentar mudanças significativas na sua estruturação, como descentralizar tomadas de decisão importantes para torná-las mais ágeis. Além disso, a cultura DevOps contribui para uma visão geral interna de produtividade e eficácia.
Práticas de DevOps
Neste modelo, é possível implantar novas formas de trabalho, com ênfase na colaboração entre equipes e diversidade de atividades e profissionais envolvidos.
Isso significa dividir responsabilidades, automatizar fluxos de trabalho, aumentar a produtividade e melhorar o desempenho compartilhado.
No entanto, para que a cultura DevOps esteja presente no dia a dia, é necessário prestar atenção aos princípios subjacentes a esse conceito. É aí que entra o CALMS – acrônimo para:
- Automation (Automação): automatização de todos os processos possíveis;
- Lean (Metodologia Lean): manter o pensamento enxuto e entregar valor;
- Measurement (Mensuração): medir todas as fases e avaliar progressos e gargalos;
- Sharing (Compartilhamento): compartilhamento de informações.
Esse conjunto de práticas representa as principais diretrizes para a implementação da cultura DevOps nas empresas, permitindo analisar a maturidade da organização.
Dessa forma, os processos propostos podem ser os mais adequados para suas estruturas internas, a fim de alcançar os melhores resultados e experiências nos processos de desenvolvimento.
Por meio do CALMS, busca-se fundamentar e definir o ponto em que a empresa se encontra, suas necessidades e prioridades para transformar o modelo de atuação e formar equipes multidisciplinares capacitadas.
Além disso, é importante lembrar que, para que as equipes estejam preparadas para embarcar nessa jornada de transformação, é necessário fundamentá-la em expertise e estratégia.
7 motivos para aplicar a cultura DevOps
Se você está buscando melhores resultados para sua empresa e deseja otimizar seus processos, a cultura DevOps pode ser a solução. A seguir, apresentamos sete motivos para investir nessa metodologia.
1. Redução de custos
Projetos que não avançam geram prejuízos para a empresa e afetam o relacionamento com os clientes. Com a cultura DevOps, os retrabalhos e correções são minimizados, reduzindo erros e melhorando a qualidade das entregas.
2. Otimização de processos
A cultura DevOps ajuda a compreender melhor cada etapa do processo, aumentando a fluidez e a produtividade da equipe. Com isso, é possível visualizar o desempenho e melhorar a performance da organização.
3. Comunicação eficiente
A metodologia DevOps favorece a comunicação entre os times, utilizando ferramentas mais assertivas para debates e otimização de processos. Com um resultado positivo, todos os envolvidos, incluindo os clientes, percebem como as metas são rapidamente alcançadas.
4. Maior agilidade na produção
Quando as áreas envolvidas em um projeto estão integradas, o processo de automatização se torna mais simples. Com a redução dos riscos de atraso, é possível ampliar as oportunidades de fechar negócios de alta qualidade sem comprometer o bem-estar dos profissionais.
5. Equipe motivada
A cultura DevOps promove um ambiente propício para o desenvolvimento dos profissionais, com feedbacks frequentes, automatização de processos, estímulo à colaboração e liberdade para compartilhamento de conhecimentos e experiências. Isso resulta em profissionais mais engajados e motivados.
6. Ambiente colaborativo
Com a cultura DevOps, os conflitos entre as áreas de desenvolvimento e infraestrutura são reduzidos, proporcionando maior proximidade entre os envolvidos. Desse modo, essa aproximação diminui as chances de falhas e contribui para a implementação de ambientes mais criativos, inteligentes e colaborativos.
7. Automação de tarefas
A cultura DevOps atua na desburocratização de processos por meio da automação de testes, permitindo um ganho de tempo significativo para as áreas e reduzindo os erros comuns em processos manuais.
Enfim, deu para perceber como a cultura DevOps é importante para seu negócio, não é mesmo? Ela é mais do que apenas uma metodologia de desenvolvimento de software, pois é um modo de pensar e trabalhar a fim de promover a colaboração.
E aí, gostou deste artigo? Que tal saber agora o que é SRE e qual a sua importância para os negócios?