Por que você precisa fazer Code Review em seus projetos?

Desbravar o complexo universo do desenvolvimento de software não é algo que deva ser feito sem cuidados. Por isso o Code Review […]

14 dezembro, 2023
Code Review

Desbravar o complexo universo do desenvolvimento de software não é algo que deva ser feito sem cuidados. Por isso o Code Review é uma das práticas mais importantes da atualidade.  

Já sentiu aquela sensação de pânico ao se deparar com um bug inesperado ou uma inconsistência em um projeto já na reta final? 

É nessas horas que o Code Review, junto com o serviço de análise de códigos da Vericode, pode revolucionar seu fluxo produtivo. 

Nessa montanha de dados, vamos mergulhar na essência do conceito e entender por que ele é vital para o sucesso dos seus projetos. Afinal, como você verá, a prática ajuda a prevenir problemas que você talvez não conseguiria identificar. 

Continue conosco! Neste artigo, veja as perguntas que serão respondidas para sanar qualquer dúvida que resta sobre o tema: 

  • O que significa Code Review? 
  • Qual o objetivo do Code Review? 
  • 5 benefícios de sua implementação; 
  • Como a Vericode é sua parceira ideal na jornada de implementação! 

O que é Code Review 

Code Review nada mais é do que um serviço que executa a revisão automatizada de códigos de uma aplicação. Em geral, a revisão é executada após cada alteração realizada no software para garantir que o projeto flua de forma segura e eficiente. 

É importante destacar que as alterações devem ser feitas por um desenvolvedor diferente do que aquele que criou os códigos. Isso porque, por estar envolvido com o projeto, ele pode não identificar erros básicos. 

Entenda por que Code Review é importante 

O Code Review é uma análise sistemática do código-fonte de uma aplicação. Mas por que é tão vital na engenharia de software? A resposta está na capacidade de antever e neutralizar problemas antes que se manifestem na versão final do produto. 

Ao nos debruçarmos sobre o código com uma lupa, é possível identificar e corrigir erros de forma prematura. Assim, otimizamos o projeto e ainda economizamos recursos preciosos. 

Portanto, o uso consistente do Code Review ajuda a forjar não apenas códigos, como projetos robustos e resilientes. Além disso, proporciona maior consistência no design e na implementação. 

Em outras palavras, a prática assegura que o código funcione, seja compreensível e alinhado aos padrões já definidos.  

Isso, por si só, melhora a qualidade do software, pois um código bem examinado reflete em aplicações eficientes, otimizando o consumo de recursos e melhorando a experiência do usuário. 

Outro fator a ser destacado é que a técnica estimula a colaboração e compartilhamento de ideias e novas técnicas entre a equipe. Afinal, ao revisar o código, os desenvolvedores aprendem e ajudam na evolução profissional dos demais.  

Por fim, a revisão de códigos facilita a escalabilidade e a manutenção do código. Isso porque, permite que alterações futuras sejam implementadas com a mínima fricção, estabilizando a ponte entre a atualidade e o futuro do seu projeto. 

5 benefícios importantes do Code Review 

A implementação do Code Review traz um espectro de benefícios que se irradiam por toda a estrutura do desenvolvimento de software. Assim, colabora para a construção de um ecossistema tecnológico mais resiliente e coeso. 

Entre as vantagens, ressaltamos essas como principais: 

1.     Detecção precoce de bugs 

O olho atento durante as revisões de código permite identificar e corrigir falhas ainda nas fases iniciais do desenvolvimento. Dessa forma, a equipe previne bugs nas etapas subsequentes, garantindo a integridade da aplicação e evitando grandes correções e retrabalhos. 

2.     Fortalecimento da segurança 

O Code Review age como um escudo protetor, em que ameaças e vulnerabilidades são prontamente identificadas e neutralizadas. Nesse sentido, temos uma prática que fortalece a segurança das aplicações, resguardando dados e funcionalidades contra intrusões e explorações maliciosas. 

3.     Fomento à colaboração da equipe 

Conforme mencionamos, ao integrar diferentes olhares e expertises durante as revisões, o Code Review ajuda a construir um ambiente de desenvolvimento mais colaborativo. Esse cenário é valioso para uma cultura de inovação e para o desenvolvimento de soluções que atendem as demandas do mercado. 

4.     Consistência na codificação 

Quando aplicada de forma contínua, fazendo parte dos processos da empresa, o Code Review garante a aderência a padrões e convenções de codificação. Assim, teremos códigos mais funcionais e limpos — com menos falhas e vulnerabilidades. 

5.     Aprimoramento das habilidades dos desenvolvedores 

Em última análise, o hábito de revisar códigos e observar seus códigos serem revisados é uma jornada para o aprendizado e desenvolvimento profissional. Esse intercâmbio de informações e técnicas é, sem dúvidas, um dos maiores benefícios da técnica. 

Conheça o serviço de Code Review da Vericode 

Quando a missão é garantir um software seguro e eficiente, a Vericode se destaca como uma aliada estratégica, com soluções avançadas e personalizadas em Code Review. 

O atual cenário tecnológico exige um olhar apurado e metodologias avançadas para garantir que cada linha de código não apenas funcione, mas opere de maneira ótima e segura. A Vericode vai além e garante uma integração flexível com diversas plataformas de desenvolvimento. 

Essa característica permite uma implantação suave e uma operacionalização que se mescla de maneira uniforme com os fluxos de trabalho existentes. Dessa forma, facilitamos a adoção e a continuidade dos processos de revisão de código nas equipes de desenvolvimento. 

Outro diferencial da Vericode é o suporte personalizado. Aqui, não falamos de uma simples assistência, mas de um pilar de acompanhamento e otimização contínua. 

Nossa experiência acumulada nos permite oferecer insights e ajustes finos que elevam a qualidade das revisões de código. É assim que ajudamos nossos clientes a garantirem a qualidade de seus softwares, mantendo-os alinhados às tendências e padrões de mercado. 

Por tudo isso, o serviço de Code Review da Vericode é extremamente avançada, que abraça desde a detecção de erros corriqueiros à correção de erros mais complexos e sutis, como: 

  • Buffer overflows; 
  • Problemas de controle de fluxo; 
  • Violações de práticas de segurança; 
  • Problemas de desempenho. 

Como a Vericode pode ajudar o seu projeto? 

O caminho para um código de excelência, aliado a uma entrega rápida e eficiente, passa por diversas mãos e ferramentas. Nesse sentido, a Vericode é uma parceira estratégica, capaz de transformar a jornada de desenvolvimento do seu projeto. 

Nosso serviço de Code Review foi desenhado para se integrar de maneira harmoniosa aos seus processos de desenvolvimento. Por isso, além de detectar, consegue prevenir proativamente falhas e brechas de segurança desde os estágios iniciais. 

A integração do serviço da Vericode inicia-se com uma compreensão profunda dos seus fluxos de trabalho e requisitos específicos, evoluindo para uma implementação que respeita e valoriza as peculiaridades do seu projeto. 

Além de tudo isso, nosso suporte é marcado por uma expertise refinada e acompanha todas as etapas. O objetivo é permitir a melhoria contínua na qualidade e velocidade de entrega do seu código. 

Que tal experimentar essa transformação em primeira mão? Entre em contato conosco e descubra como podemos acelerar seu projeto enquanto garantimos uma fundação sólida para suas aplicações! 

Compartilhe este artigo

Fale com a Vericode

Precisa de um especialista em criar soluções digitais para sua empresa? Agende um contato de negócios e fale com um Vericoder. Iremos lhe apresentar uma proposta de negócios atraente e de alto impacto.

Contato de negócios

Inscreva-se em nossa newsletter

Newsletter da Vericode sobre assuntos de engenharia de software de alto desempenho, metodologias de QA, testes e transformação digital.

Quero receber conteúdos exclusivos
pt_BRPT