Multicloud: o que é? Tudo o que você precisa saber sobre essa estratégia!
A jornada para a nuvem é uma decisão estratégica, que traz mobilidade, economia e eficiência às empresas. Porém, depender de apenas um […]
A jornada para a nuvem é uma decisão estratégica, que traz mobilidade, economia e eficiência às empresas. Porém, depender de apenas um fornecedor de nuvem pode prejudicar esses objetivos; por isso tantas pessoas buscam entender o que é Multicloud.
Aqui no blog da Vericode já falamos sobre as diferenças entre cloud e on-premise. Mas se você já migrou para a nuvem e está em busca de estratégias para otimizar seus resultados, vai aprender bastante neste conteúdo.
Continue conosco e tire todas as suas dúvidas!
O que é Multicloud?
Multicloud é o uso de duas ou mais plataformas de computação em nuvem para executar várias tarefas em uma única arquitetura distribuída. Assim, engloba diferentes fornecedores e ambientes com o objetivo de ganhar produtividade e eficiência.
Estamos falando da combinação de duas ou mais plataformas de nuvem — que podem ser públicas ou privadas. Além disso, pode incluir computação, rede e armazenamento local trabalhando de forma integrada com serviços de nuvem.
Conheça os padrões de solução Multicloud
Em geral, a empresa investe em uma estratégia Multicloud para explorar o melhor de cada provedor. Com isso, é possível personalizar e adaptar o ambiente e os recursos às suas necessidades.
Confira alguns exemplos de padrões que podem ser implementados em seu negócio:
- Arquitetura de pilha única: serviços de fornecedores distintos são executados de forma integrada, como se fossem uma só nuvem;
- Arquitetura de pilha compartilhada para aplicação e banco de dados: o front-end da aplicação e o back-end do banco de dados operam em nuvens diferentes. Porém, a rede de baixa latência garante a troca de informações com agilidade;
- Implementação compartilhada de produtos e desenvolvimento: produção e desenvolvimento são feitos em nuvens distintas, conectadas de forma segura por VPN.
Os 3 principais benefícios da estratégia Multicloud
Combinar diferentes provedores de nuvem é uma tendência; e os números comprovam isso. Um estudo recente da Fortinet mostrou que 35% das empresas implementaram a Multicloud em 2024 e somente 22% usam apenas uma nuvem.
E quais os motivos para a diversificação? Confira os 3 maiores benefícios de implementar essa estratégia em sua organização!
1. Mais flexibilidade
Não há dúvidas de que a Multicloud traz mais flexibilidade às empresas. Isso porque, é possível combinar o que cada provedor tem de melhor para as necessidades do negócio.
Lembrando que este benefício se desdobra em vários outros, como a otimização dos investimentos e o aumento da competitividade empresarial.
2. Mais resiliência
Depender de apenas uma plataforma de nuvem pode ser arriscado do ponto de vista da resiliência. Afinal, sua organização está mais exposta aos riscos de inatividade devido a problemas no acesso aos dados.
Na prática, a probabilidade de vários fornecedores de nuvem pararem ao mesmo tempo é extremamente baixa. Assim, sua empresa garante a disponibilidade de serviços e evita muitos transtornos e prejuízos.
3. Menos custos
A gestão de custos na nuvem é uma das principais preocupações dos gestores atuais. Com a Multicloud, é possível economizar recursos com o provedor que oferece o melhor custo-benefício.
É importante destacar que um trabalho efetivo de gerenciamento de cloud também ajuda a dimensionar melhor suas necessidades e escolher os melhores fornecedores.
Os 3 maiores desafios da implementação da Multicloud
Além de entender o que é Multicloud, é importante conhecer os desafios de colocá-la em prática. Isso porque, assim como existem vários motivos para aderir ao modelo, há obstáculos que não podem ser ignorados. Confira!
1. Gestão complexa
Se gerenciar uma nuvem já é complexo, imagine ter que lidar com múltiplas plataformas ao mesmo tempo. Sem dúvidas, isso demanda mais organização, boas estratégias e ferramentas adequadas.
Neste ponto, destacamos o papel do Site Reliability Engineering (SRE). Este monitoramento de performance detecta problemas de infraestrutura, operações e segurança.
2. Segurança e Conformidade
Embora a Multicloud promova mais segurança para seus dados, a proteção das informações em diferentes ambientes pode ser uma preocupação.
Sendo assim, além de escolher provedores confiáveis, verifique se eles seguem as regras de privacidade. Outra boa prática é a implementação de ações extras contra ataques cibernéticos.
3. Interoperabilidade
Unir diferentes provedores e ambientes em nuvem não é uma tarefa simples. Quando falhamos na interoperabilidade e integração, os dados podem se perder e os processos ficam lentos e pouco estratégicos.
A boa notícia é que o apoio de um parceiro especializado em aplicações e cloud computing pode ser o diferencial entre aproveitar o potencial da Multicloud ou não.
Passo a passo para implementar a Multicloud em seu negócio
Ao longo deste conteúdo, vimos o que é Multicloud e que ela garante o poder de escolha para uma organização. Com mais opções, o negócio consegue investir em transformação digital sem se prender a um único serviço ou realizar grandes investimentos financeiros.
Mesmo com os obstáculos apresentados, ficou claro que essa metodologia pode impulsionar o sucesso de empresas de todos os portes e segmentos. Mas como implementá-la de forma segura?
Selecionamos alguns passos que consideramos fundamentais para essa transição. Veja!
Planeje para não cometer erros simples
O planejamento é sua principal arma contra os problemas durante e após a implementação da Multicloud. Quanto mais organizado e atento aos detalhes você for, menos chances terá de cometer erros simples e enfrentar problemas previsíveis.
Neste ponto, destacamos a análise do seu ambiente e de suas necessidades para determinar o que é realmente necessário. Além disso, dedique-se a uma pesquisa detalhada dos fornecedores e plataformas de nuvem disponíveis.
Use uma ferramenta de gestão de aplicações em nuvem
Outra dica de ouro é investir em uma tecnologia que simplifique e torne a gestão da Multicloud mais prática e segura. Atualmente, é possível encontrar excelentes soluções no mercado, como a Grafana Cloud.
O grande diferencial de uma tecnologia assim é aumentar a visibilidade sobre métricas que garantem a economia e a produtividade da nuvem — pilares da metodologia FinOps.
Invista em monitoramento e Observabilidade
Para extrair todo o potencial da Multicloud, você deve estar atento a tudo o que acontece no ambiente em nuvem. Sabemos o quanto isso é difícil, por isso invista em monitoramento e observabilidade de dados.
Apostar em uma atuação com foco em dados pode te dar as respostas necessárias para manter suas aplicações em nuvem sempre produtivas. Naturalmente, isso depende de boas ferramentas e parceiros de negócio.
Personalize o uso da nuvem para a sua empresa!
Conseguiu entender o que é Multicloud e como essa estratégia pode ser valiosa para os objetivos da sua empresa? A verdade é que toda organização moderna precisa se adaptar à cloud computing, mas a migração é apenas o começo da jornada.
Com metodologias inteligentes, é possível ter um ambiente em nuvem personalizado e totalmente adequado às demandas do seu negócio. Assim, temos uma evolução digital muito mais ágil e econômica.
Já que estamos falando sobre disponibilidade de dados, flexibilidade e redução de custos, temos uma sugestão de leitura que pode te interessar. Conheça a Grafana Cloud: seu suporte à implementação da FinOps e análise de economia na nuvem!