Testes de carga: qual a importância de realizá-los nas suas aplicações?

Veja como os testes de carga podem impulsionar a qualidade do seu software e projeto e como a Vericode pode te ajudar!

9 julho, 2024
Testes de Carga

Desenvolver uma solução tecnológica, como sistema web, software corporativo e app, exige muita atenção aos detalhes e boas estratégias. Por isso, muitos profissionais recorrem aos testes de carga para simular e verificar a performance da ferramenta, com base nas expectativas dos usuários.

Quanto mais rápido você identifica uma falha, maiores são as chances de construir uma ferramenta que agrega valor ao usuário final. Além de, é claro, conseguir entregar o projeto dentro dos prazos estabelecidos.

Neste artigo, vamos explorar um pouco melhor os testes de carga e sua importância, demonstrando como a Vericode pode te ajudar a desenvolver softwares com mais qualidade e agilidade. Confira!

O que são Testes de carga?

Teste de carga, ou teste de volume, é um tipo de teste de rendimento que simula o comportamento de uma ferramenta com vários acessos simultâneos. Assim, visa verificar a performance, as funcionalidades e a estabilidade de um sistema web em condições reais.

Os testes de carga são essenciais para a entrega de uma ferramenta útil e de qualidade aos usuários finais.

Qual é a diferença entre teste de carga e teste de stress?

Enquanto o teste de carga avalia a performance do sistema quando recebe uma carga de acesso esperada, o teste de stress sobrecarrega o sistema para verificar seu limite.

Isso demonstra que essas avaliações são diferentes, porém colaboram para a entrega de uma solução de qualidade e confiável. Lembrando que o teste de stress mensura o “ponto de ruptura” do software e verifica a melhor modalidade de recuperação automática.

De todo modo, ambos focam em avaliar como a solução se comporta em picos de acesso simultâneos.

Por que você deveria realizar testes de carga em seus projetos?

Os testes de carga são aliados importantes para assegurar a estabilidade da infraestrutura da aplicação e determinar sua capacidade total operacional durante períodos de grande demanda. Mas esses não são seus únicos benefícios!

Há vantagens desse procedimento que merecem mais destaque, e vamos apresentá-las a seguir. Acompanhe!

Identificação de gargalos de desempenho

É bastante comum que um sistema enfrente períodos de maior demanda. Os testes de carga ajudam a passar por esses picos com eficiência, pois ajudam a identificar gargalos relacionados ao banco de dados, características da aplicação, pontos específicos do sistema operacional e até fatores desconhecidos da rede de dados. 

Em geral, quanto mais lenta é a identificação de um problema, maiores são os riscos de o sistema prejudicar a produtividade da equipe. Além disso, essa situação pode afetar o atendimento ao cliente e a imagem institucional.

Garantia de estabilidade e confiabilidade

Com os testes de carga, é possível identificar os fatores que afetam negativamente o acesso à ferramenta. Desse modo, conseguimos investir em mecanismos que geram estabilidade e confiabilidade à solução.

Com a transformação digital em evidência, as organizações sabem contar com sistemas mais estáveis e seguros é peça-chave para um desempenho notável.

Melhoria da experiência do usuário

Ter funcionários produtivos e com foco em resultados é um dos primeiros passos para o aumento da competitividade empresarial. Nesse sentido, os testes de carga são valiosos, pois aprimoram a experiência do usuário.

Ao mapearem o comportamento da ferramenta diante de muitos acessos simultâneos, eles ajudam a identificar gargalos. Assim, fica mais fácil corrigir erros e implementar mecanismos que garantem a alta disponibilidade de sistemas, mesmo nos períodos de maior demanda.

Prevenção de interrupções do serviço

Um dos maiores temores das empresas é a indisponibilidade das soluções tecnológicas por um longo período. Afinal, essa situação impacta não apenas na velocidade das entregas, mas nas vendas e no relacionamento com o consumidor.  

Com a implementação correta dos testes de carga, uma companhia tem mais condições de utilizar medidas preventivas contra a interrupções de serviços. Isso, sem dúvida, minimiza riscos de situações que podem afetar a credibilidade e a saúde financeira do negócio.

Adequação a padrões de qualidade

A qualidade dos serviços e produtos é uma demanda real de empresas de todos os portes e segmentos, pois gera impactos financeiros e reputacionais. Os testes de carga podem colaborar para este objetivo.

Mantendo os sistemas funcionando regularmente e com boa usabilidade, as organizações se conectam com os clientes e as boas práticas de mercado.

Otimização de custos

Quanto tempo você perde até que uma ferramenta volte a funcionar? Quais os gastos recorrentes com manutenções corretivas? E quais os prejuízos provocados pela paralisação dos serviços?

Respondendo a essas perguntas você consegue entender como os testes de carga podem reduzir custos. Afinal, eles indicam alternativas para minimizar riscos ligados às interrupções por um longo período.


LEIA TAMBÉM: K6 x JMeter: comparativo de ferramentas para testes de carga

Os desafios na implementação de testes de carga

Ao longo do texto, você entendeu que os testes de carga são essenciais para a melhoria da qualidade das aplicações. Mas porque alguns negócios ainda não conseguem implementá-los?

Em geral, existe uma dificuldade real de se encontrar profissionais qualificados e com experiência em testes não funcionais. Isso porque, o processo exige muito conhecimento técnico e capacidade de análise crítica para identificar os gargalos de forma inteligente.

Além disso, a depender da estrutura e rotina da empresa, a realização de testes periódicos pode ser um grande desafio. Dessa forma, a empresa acaba sofrendo com interrupções constantes de suas operações por falta de prevenção.

Para vencer esses obstáculos, é interessante capacitar a equipe, o que pode demandar muito tempo e dinheiro. Portanto, a contratação de uma empresa especialista surge como uma alternativa mais rápida e com bom custo-benefício.

Testes de carga

Testes de carga da Vericode: a solução ideal para seu negócio!

Visando agregar mais valor aos serviços, a Vericode trabalha com a automação dos testes de carga. Assim, você pode ter suporte técnico e tecnológico para executar essa atividade de maneira mais ágil, rápida e eficiente.

Além disso, consideramos as demandas de cada cliente, fornecendo soluções personalizadas e que realmente colaboram para a superação dos seus desafios.

Essa postura contribuiu para que a Vericode ficasse entre as três empresas no Brasil como maior reconhecimento no ISG Provider Lens™ Next-Gen ADM Services. Inegavelmente, uma conquista que mostra a excelência do nosso trabalho e soluções.

Se você quer realizar testes de carga mais confiáveis e garantir a continuidade de suas operações, entre em contato conosco agora mesmo.

Compartilhe este artigo

Fale com a Vericode

Precisa de um especialista em criar soluções digitais para sua empresa? Agende um contato de negócios e fale com um Vericoder. Iremos lhe apresentar uma proposta de negócios atraente e de alto impacto.

Contato de negócios

Inscreva-se em nossa newsletter

Newsletter da Vericode sobre assuntos de engenharia de software de alto desempenho, metodologias de QA, testes e transformação digital.

Quero receber conteúdos exclusivos